36 Anos do Walkman

12/07/2015

Nos dias de hoje, tratamos a possibilidade de ouvir música onde desejarmos, quando desejarmos, como algo absolutamente natural. Entretanto, não foi sempre assim. Se hoje metade das pessoas a caminho do trabalho estão imersas com seus fones de ouvido, antes de 1963 isso era absolutamente impossível: não existia nem a fita cassete.

O Walkman foi o primeiro responsável por essa revolução, transformando a música “coletiva” em uma experiência mais individual. No dia 1º de Julho de 1979, custando 150 dólares, o aparelho produzido pela — então pouco conhecida — Sony chegava às lojas norte-americanas.

A história sobre a criação do aparelho é bem inusitada. O co-fundador da empresa japonesa, Masaru Ibuka, pediu para que houvesse uma maneira mais portátil que ele pudesse ouvir à ópera, em comparação com os tocadores TC-D5.

A ideia chegou até o designer Norio Ohga, que construiu um protótipo do Walkman (utilizando partes do aparelho Pressman) antes mesmo do próximo vôo de Ibuka. O aparelho criado por Ohga foi lançado tempos depois.

Entretanto, as vendas do Walkman no primeiro mês no mercado foram muito abaixo do que a Sony esperava. No mês seguinte, o aparelho começou a ganhar momentum e se tornou um sucesso, transformando a desconhecida empresa japonesa em uma das marcas mais bem sucedidas de todos os tempos. O Walkman abriu espaço para outras inovações, como o Diskman, o mini-disc, o MP3 e o streaming de música.

A linha de Walkman foi extinta em 2010, mas o nome se manteve e se manterá na cabeça de muita gente, por muito tempo. E continuaremos ouvindo música quando quisermos, onde quisermos, graças a essa ideia.

Categorias

Vídeos

Ver Todos

Revista

Ver Todos

Revista Som Maior - Ano 3 - Edição 8.

Destaques da Edição.
  • Rolling Stones: A banda de rock que já comemorou Bodas de Ouro com seu público.
  • Casa Cor: Home Digital faz sala em homenagem ao cineasta Cacá Diegues na primera edição do evento em Alagoas.
  • Perfil: Conheça o americano Dave Nauber, Presidente da Classé, que tem como hobbies a boa música e velejar.

Arquivos

Tags

high_end som_maior som streaming B&W Tidal Meridian spotify Apple Sim2 DAC qualidade áudio nad m17 Classé hifi hi-fi Estúdio Music