Usando o tablet para conectar-se com o mundo da música

04/12/2014

Em recente entrevista ao jornal The Telegraph, John ‘Rotten’ Lydon, que fez parte da banda Sex Pistols, ao ser perguntado sobre qual seria a melhor coisa que ele comprou na vida, respondeu claramente: “Alto-falantes da B&W. As únicas coisas em que eu realmente invisto dinheiro é no meu tocador de cd e no meu sistema de som”. Porém, apesar do músico ter tido sabedoria em escolher seu aparato sonoro, ele admite, em outra parte da entrevista, ter gasto mais de dez mil dólares baixando games e aplicativos em geral no seu tablet.

Lydon, por sua vez, talvez não tenha se atentado para a capacidade dos tablets serem uma nova plataforma musical. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, novos meios de fazer e distribuir música vão surgindo. Com apenas poucas dezenas de dólares é possível comprar aplicativos profissionais de música e, em questão de alguns toques, você tem um verdadeiro estúdio dentro do seu dispositivo, com aplicativos que permitem a criação, mixagem e edição de músicas. E não pense que isso é só pra amadores. O mais recente álbum da banda Gorillaz, “The Fall”, foi concebido totalmente a partir de aplicativos para iPad.

Outros artistas, por sua vez, criam seus próprios aplicativos musicais, como uma forma de expandir o conceito  de um novo projeto. Foi o caso da cantora Bjork, que, em conjunto ao álbum Biophilia, lançou um aplicativo interativo. Ou também podemos citar a banda Radiohead, que lançou um game totalmente experimental, onde a trilha sonora era composta por material sonoro composto pela banda, e nunca divulgado antes. A cantora Lady Gaga fez o lançamento de seu álbum ARTPOP de forma simultänea nas lojas e no aplicativo que ela lançou, que tem o mesmo nome do album. Neste, fãs podiam compartilhar em tempo real o que acharam das músicas.

Os tablets também se tornaram uma forma de controlar o sistema de som da casa, já que, cada vez mais, as melhores fabricantes, como a B&W, fabricam caixas de som que podem se conectar através do wi-fi e serem controladas a partir destes dispositivos. Sendo assim, seu tablet pode ser muito mais do que um aparelho para acessar a internet e jogar games. Ele pode te conectar com o mundo dá música.

Para ver a entrevista com John Lydon, clique aqui

 

Categorias

Vídeos

Ver Todos

Revista

Ver Todos

Revista Som Maior - Ano 3 - Edição 8.

Destaques da Edição.
  • Rolling Stones: A banda de rock que já comemorou Bodas de Ouro com seu público.
  • Casa Cor: Home Digital faz sala em homenagem ao cineasta Cacá Diegues na primera edição do evento em Alagoas.
  • Perfil: Conheça o americano Dave Nauber, Presidente da Classé, que tem como hobbies a boa música e velejar.

Arquivos

Tags

high_end som_maior som streaming B&W Tidal Meridian spotify Apple Sim2 DAC qualidade áudio nad m17 Classé hifi hi-fi Estúdio Music